Identidade
A identidade de uma pessoa é composta de múltiplos fatores que a constituem.
De gênero a cultura, existem fatores externos e internos que integram uma identidade. Gênero é um destes fatores internos que nos constituem social e individualmente.
Genero não se relaciona as características físicas e biológicas de um indivíduo, mas sim com a busca que cada pessoa tem na sua forma de se relacionar afetivamente com outras pessoas, e também transitar entre os diversos gêneros como o genero fluido. Também é possível a existência de identidades que não estão diretamente ligadas a relações afetivas.
Possibilidades:
Corpo
Ao nascer, o órgão genital de bebês é classificado como “masculino” ou “feminino”. A partir disso, surgem expectativas sobre como esse ser humano deveria se comportar, falar, vestir, gostar e por aí vai. A velha história de que menino que gosta de rosa nunca vai virar “homem de verdade”.
A realidade é que fatores biológicos tem uma participação muito pequena na maneira que nos identificamos como pessoa.
Pergunte: É mesmo só o seu corpo que define como você age através do mundo? Quando paramos para refletir podemos entender que existem jeitos individuais de ser que vão muito além de uma filosofia, um corpo, ou até mesmo um gênero. Homens são muito mais do que parceiros reprodutivos e mulheres são muito mais do que a capacidade de gerar a vida.
Expressão
Expressão de gênero é a forma com que externalizamos nossa identidade e individualidade, é dessa expressão que surgem micro rótulos cada vez mais específicos para descrever indivíduos que tentam cada vez mais se afastar da norma binária.
Por exemplo, este ponto se conecta o mundo da moda, das Drags e da ideia de que há um elemento performático na forma que nos vestimos, falamos e nos apresentamos no dia a dia. A forma como nos apresentamos pode ser ou não coincidir com a nossa identidade de genero.
Pronomes pessoais
Aqui a questão é sobre como cada pessoa escolhe como gostaria de ser tratado. Assim, uma pessoa com vulva pode preferir ser tratada com os pronomes masculinos (ele/dele). O mesmo vale para pessoas com pênis e pessoas intersexo.